
" As crianças sabem que têm um certo poder em lugares públicos, maior do que em casa, e sabem usá-lo.
Os pais podem aprender a antecipar-se.
Antecipar é discutir com o filho as atitudes com as quais se está preocupado, minutos antes de entrar na situação.É preciso dizer o que se espera dele e qual será a recompensa pelo bom comportamento, e as consequências que vc está disposto a impor caso surjam problemas."
Elizabeth M. Ellis
Dica para se livrar das birras:
1º. Tente mudar de assunto. Se ela quer brincar com a sua lâmina de barbear, fale de como é legal aquela bola ali perto, o barulho dos carros lá fora, etc. Se ela entrar nessa, ótimo; se não, vamos ao segundo passo...
2º. Explique a ela porque não pode obter aquilo que deseja. Mas tente explicar com a linguagem da criança, de uma maneira compreensível para ela. Se mesmo assim, ela continuar birrando, faça o terceiro passo.
3º. Ignore. Deixe-a chorar, reclamar, insistir. Não tenha vergonha do escândalo de seu filho. Lembre-se que é apenas uma criança. Fique certo que o espetáculo dela será tão mais longo quanto mais valorizado. Como todo artista, ao perceber que o público a ignora, ela acabará desistindo. Se não desistir , siga para o próximo passo.
4º. Leve a criança para o quarto dela. Faça isso com determinação, mas sem violência. Se você se desesperar, se perder o controle, ela descobrirá que tem o poder de lhe tirar do eixo, e isso não é bom. Seja firme, não agressivo. Diga-lhe que pode chorar, mas que o choro está muito alto e, portanto, deve ficar no seu quarto, até que se acalme. Geralmente, a criança sairá do quarto junto com você, mas pacientemente você a levará de volta, repetindo que sairá do quarto quando se acalmar. Faça isso quantas vezes for necessário, até que ela compreenda que não adianta lhe seguir. Mas cuidado! Nada de deixar o pequeno trancado, de joelhos, ou algo semelhante!
5º. Quando a criança se acalmar, deixe-a sair do quarto. Ela não estava lá de castigo, mas porque estava gritando muito e o local onde lhe é permitido expressar com maior liberdade suas emoções é o seu quartinho. Simplesmente abrace-a e continue o dia normalmente. Não há necessidade de sentar e discutir a relação. Fique certo de que ela entendeu, mais pelos fatos do que por qualquer sermão, como termina uma crise de birra.
Vale a pena tentar !
Bjs
Not remember in last week because it is very good for me.
ResponderExcluir